POLÍTICA EDUCATIVA

politica.educativa@aeist.pt

Plano de Actividades

Acompanhamento da actualidade do IST e Ensino Superior Português

Este pelouro pretende manter-se atento à actualidade de forma a conseguir auxiliar os alunos do IST em tudo aquilo que for necessário. O acompanhamento permanente de todas as situações é fundamental para melhor respondermos às constantes mudanças que afectam os interesses dos estudantes do IST. Assim, é algo que iremos manter e procurar dinamizar.
 

Comunicação com os Estudantes do IST

É prioridade deste pelouro a contínua melhoria da comunicação com os estudantes. Procuraremos melhorar e explorar novas formas de auscultar os alunos, com o objectivo de conhecer cada vez melhor as suas necessidades, para assim conseguir responder de forma cada vez melhor e mais eficaz.
 

Acompanhamento da Acção Social

A DAEIST irá acompanhar e monitorizar de forma constante os Serviços de Acção Social da Universidade de Lisboa. Para tal, pretende-se continuar a manter contactos permanentes, tanto com os estudantes como com os SASUL, tendo sempre em vista a defesa dos direitos dos seus beneficiários.
 

Marcar presença em todos os locais de discussão do Ensino Superior Português

Ao longo deste mandato, a DAEIST pretende manter a sua assídua presença, marcando a sua posição em todos os locais de debate, discussão e decisão do Ensino Superior Português. Para tal, pretendemos continuar a manter presença activa, nomeadamente, nos Encontros Nacionais de Direcções Académicas (ENDA), nas reuniões onde marcam presença as Associações de Estudantes da Universidade de Lisboa, assim como em outros locais de decisão e discussão relevantes.
 

Apoio aos Estudantes do IST

O acompanhamento a todos os alunos que tenham problemas ou situações em que a acção e/ou mediação por parte da AEIST seja útil para os solucionar será para manter e reforçar, visto que o encaramos como algo de fundamental da nossa actividade.
Será criado e divulgado um endereço electrónico próprio deste pelouro para que os alunos vejam facilitada a exposição dos seus problemas e para que estes tenham uma resolução mais eficaz.
 

Posição da AEIST perante a Federação Académica de Lisboa

A AEIST propõe-se a manter uma posição tão activa quanto possível na Federação Académica de Lisboa, marcando as posturas que se considerarem cruciais para a defesa dos direitos dos estudantes do nosso Instituto.
 

Ligação entre a AEIST e o Instituto Superior Técnico

A AEIST pretende continuar a reforçar a relação existente entre a Direcção da Associação dos Estudantes e o Conselho de Gestão do IST. Para isso, pretende-se continuar a fortalecer uma relação de confiança que possibilite a comunicação permanente entre os dois órgãos e o apoio mútuo, tendo em vista um maior e melhor apoio aos estudantes do IST.
 

Defesa constante dos Estudantes mais carenciados

Pretendemos continuar a tomar uma posição de defesa constante, contribuindo para a concepção de soluções e apoios para os estudantes mais carenciados do Ensino Superior, tendo sempre em especial atenção aqueles que estão numa situação limite e em risco grave de abandono do Ensino Superior devido a dificuldades financeiras.
 

Fomento do interesse Político dos Estudantes

Este pelouro irá ter como foco a dinamização e estímulo do interesse da actividade política pelos estudantes. É, sem dúvida, fundamental a consciencialização dos estudantes para a importância da política e intervenção cívica. Para tal, irão ser promovidas acções que contribuam para uma aproximação entre os jovens e a política, aproveitando os momentos políticos e eleitorais que se aproximam, assim como a história associada às contribuições da AEIST no que toca à intervenção política e cívica.
 

Contacto com a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Engenheiros do Sul

A AEIST pretende aprofundar contactos institucionais com a Ordem dos Engenheiros e com a Ordem dos Engenheiros do Sul tendo em vista o desenvolvimento de uma agenda que nos permita averiguar todas as possíveis vantagens resultantes duma possível parceria ou protocolo.
 

Acompanhamento do estado e uso das infra-estruturas do IST

Será reformulado, por parte da AEIST, o método de acompanhamento do estado e da utilização de todos os espaços do Instituto Superior Técnico. É intuito da AEIST encontrar uma nova forma de acompanhar o estado e uso das infra-estruturas do IST, com o objectivo de aumentar a nossa capacidade de sinalizar e comunicar as oportunidades de melhoria aos órgãos competentes do IST. Detectar os locais de pouca acessibilidade para os estudantes, bem como, alertar o IST para situações de emergência a nível da sua manutenção é algo que não iremos descorar. Todos os planos de intervenção e obras serão acompanhados de perto para que resultem no menor prejuízo possível para a vida dos alunos.
 

Rever os critérios de acesso à Época Especial

Os critérios de acesso à Época Especial e sua aplicação continuarão a ser alvos de um estudo e proposta de revisão por parte da AEIST ao IST. Pretende-se, sublinhamos, que os alunos não podem ver o seu acesso à Época Especial dificultado por questões financeiras. Também é nosso desejo rever os critérios associados à atribuição de Época Especial com o intuito de que o seu acesso seja mais abrangente e o seu critério de atribuição mais justo.

Coordenador

Duarte Soares

Coordenador

duarte.soares@aeist.pt

Equipa

Filipe Cunha

Colaborador

filipe.cunha@aeist.pt

Mariana Chaves

Colaboradora

mariana.chaves@aeist.pt

Rita Filipe

Colaboradora

rita.filipe@aeist.pt